quarta-feira, novembro 24, 2004

Não irão mais forças da GNR para o Iraque




De acordo com Pedro Santana Lopes não irão mais militares da GNR para o Iraque

O nosso primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, garantiu ontem dia 22 de Novembro, durante uma visita ao complexo químico de Estarreja, que não serão enviados mais militares da GNR para o Iraque.

De acordo com o nosso primeiro-ministro o contingente que partiu no dia 22 para o Iraque será o ultimo e estes deveram ai permanecer até as eleições Iraquianas a realizar em meados de Janeiro de 2005, desta forma já em finais de Janeiro, princípios de Fevereiro deveremos ter cá todos os militares da GNR que partiram para o Iraque. Pedro Santana Lopes afirmou ainda que " mesmo que continue o empenho de Portugal no Iraque, deverá ter outras formas".

Já o ministro da Administração Interna, Daniel Sanches, que chefia a GNR e as outras forças policiais portuguesas, levantou dúvidas sobre a certeza que este último contingente seria ,de facto, o último a partir para o Iraque, disse " a principio este é o último grupo" de militares portugueses no Iraque.

Contudo, admitiu que, se as condições de segurança no terreno se alterarem, poderá ser enviado um outro contingente da GNR, ou até mesmo outro tipo de forças policiais que não a GNR com o intuito de dar formação aos polícias iraquianos.

Fonte: Jornal "Público", 2004-11-23