sexta-feira, novembro 11, 2005

Alegre pode chegar à 2ª volta



Uma sondagem publicada, hoje, pelo Correio da Manhã revela que, se as eleições se realizassem neste momento, Cavaco Silva venceria na 1ª volta. Manuel Alegre é o candidato da esquerda mais votado, aparece com 17% contra os 52% de Cavaco.

Porém os resultados deste estudo de opinião evidenciam uma queda, ainda que ténue de Cavaco Silva e uma subida, também ela ligeira de todos os candidatos de esquerda. O cenário de uma segunda volta parece ainda ser viável, pois, muitos dos indecisos - em especial eleitorado do PS - não deverão escolher Cavaco. É crível que a dúvida desta franja de eleitorado seja votar Alegre ou Soares. Falamos de cerca de 10% de eleitores que recairão em Alegre ou Soares, estes dois juntos devem obter cerca de 35% dos votos - o eleitorado afecto ao PS. Se este cenário vier a acontecer Cavaco será forçado a uma 2ª volta. Os 50% de que necessita "obriga-o" a penetrar num eleitorado tendencialmente de esquerda. A direita, o centro direita e o centro esquerda poderão não ser suficientes para o professor evitar a 2ª volta.

Alegre parece ser quem acompanhará Cavaco na disputa final. O candidato declinado pelo PS, com um discurso mais pacífico e sem o desgaste político de outros pode ser uma surpresa para muitos e para os próprios socialistas que viram no "envelhecido" Soares – não pela sua idade, mas pelo seu discurso que não traz nada de novo – a solução. A era Soares acabou e o eleitorado vai confirmá-lo nas urnas.