quinta-feira, dezembro 09, 2004

Novo palco dos MTV Europe Music Awards

Depois do Euro 2004 e do Rock in Rio, Portugal será o anfitrião dos MTV Europe Music Awards 2005, dando seguimento à política de organização de eventos à escala internacional com o intuito de promover a imagem do país no estrangeiro, através da visibilidade e mediatismo que tais eventos propiciam.

Desde 2003 que já se falava na hipótese de realizar em Portugal a 12ª edição desta cerimónia de atribuição dos prémios europeus da MTV, espécie de Óscares da música, ano em que a MTV lançou um canal no país e criou um prémio para bandas portuguesas, o “Best Portuguese Act” (vencido pelos Blind Zero na altura, e arrecadado pelos Da Weasel este ano).

Paris e Copenhaga foram as cidades derrotadas por Lisboa na candidatura à organização do evento, um dos mais prestigiados no que diz respeito a prémios de música europeia, bem como no universo da música em geral. O chefe executivo da MTV Networks Europe, Bret Hansen, considera que “Lisboa será o cenário perfeito, onde se combinam riqueza histórica, arquitectura e espírito cosmopolita”.

São esperados 5000 visitantes e 800 jornalistas, prevendo-se que um bilião de pessoas siga a cerimónia pela televisão. A cerimónia do próximo ano será transmitida para 119 milhões de lares europeus e, a nível mundial, para uma audiência televisiva estimada em um bilião de pessoas. Em 2004, mais de 12 milhões de jovens votaram os seus artistas favoritos, em 22 categorias de prémios.

Ainda não existem certezas quanto a presenças, mas o que se sabe é que muitos artistas já começaram a adequar o calendário das suas digressões de modo a garantir a sua presença no Pavilhão Atlântico no dia 3 de Novembro de 2005, “onde tudo pode acontecer, desde das declarações dos premiados às actuações dos convidados”.

Até lá pode-se apreciar o primeiro "MTV Live" português, gravado no evento "Sapo Sound Bits", em Lisboa, e que conta com a actuação dos Expensive Soul, os Blasted Mechanism e os Da Weasel.

Fonte:http://www.publico.pt