O novo fado
Foi no Telejornal da RTP1,algumas semanas atrás, que ouvi falar pela primeira vez do Chillfado.O Chill Out e o Fado não estão no topo das minhas preferências musicais, mas porque procuro estar sempre alerta e aberta ao que se traz de novo para a área musical tentei conhecer melhor este estilo.
O Chillfado é um cruzamento musical entre o Fado e o Chill Out, entre o tradicional e o moderno, uma tentativa arriscada de harmonizar o género mais marcante de Portugal e a tendência electrônica que cada vez mais se sente na música.
Quando se fala neste novo projecto musical é inevitável que surja uma certa polémica. Num extremo aqueles que defendem o "Puro Fado", que deverá permanecer intacto enquanto uma das faces mais marcantes da música portuguesa, e no outro os que se arriscam numa nova intrepretação do Fado, procurando dotá-lo de de uma nova estética, adaptando-o ás tendências musicais modernas.
Não se pode evitar, com essa nova roupagem, que se desvaneça um pouco daquela magia do Fado, mas parece-me um exagero que se anuncie o Chillfado como o início de uma morte lenta do Fado, quando é notório que um dos grandes objectivos do projecto é rejuvenescer um género que teimosamente cataloga-se como sendo do passado.
N
O Chillfado pode ser visto como uma forma do Fado chegar a outros ouvidos, uma forma de chamar a emotividade do fado para a música electrônica.
O Chillfado pode ser visto como uma forma do Fado chegar a outros ouvidos, uma forma de chamar a emotividade do fado para a música electrônica.
Não se pede que todos gostem, apenas que se deixe cantar o Fado para outros públicos e outros ambientes.

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home