terça-feira, dezembro 14, 2004

Schevchenco ganha bola de ouro 2004

O internacional ucraniano Andrei Schevchenco foi ontem designado vencedor da bola de ouro, votação organizada pela revista gaulesa France Football que premeia o melhor jogador do ano.
Schevchenco com 175 votos deixou para trás na votação dois jogadores da equipa blaugrana, o luso-brasileiro Deco e o seu compatriota Ronaldinho Gaúcho, respectivamente com 139 e 135 votos.

A votação da France Footbal é exclusiva de jornalistas de 52 países, ao contrário da votação da FIFA a divulgar no próximo dia 20 de Dezembro. O jogador do Milan torna-se desta forma o terceiro ucraniano a ser galardoado como melhor jogador do ano, depois de Blokhine em 1975 e Belanov em 1986. Schevchenco concorre também para o prémio da FIFA com Ronaldinho Gaúcho e Henry, sendo considerado o grande favorito à conquista do galardão.

No rescaldo da votação, Platini figura lendária do futebol francês e mundial, bem como membro das directorias da UEFA e da FIFA, afirmou que no seu entender o justo vencedor seria Deco. "Daria o prémio a Deco por tudo que ele ganhou esta época. Além disso este é o único critério válido para decidir quem merece", refere Platini.

Para nós portugueses, o 2º lugar de Deco acaba por ter bastante realce, depois de Eusébio em 1965 e Figo em 2000, voltamos a ter um português no pódio, ainda que não no degrau mais alto.

Andrei Schevchenco que depois de alcançar o quarto lugar na época transacta, sucede este ano ao checo Pavel Nedved, jogador da Juventus.
Fontes: O Jogo; Esportes