quinta-feira, dezembro 30, 2004

Venda de jornais e revistas em queda



A imprensa nacional registou um decréscimo na venda de jornais e revistas em relação ao ano transacto segundo a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens (APCT),organismo que controla as vendas da imprensa.

A queda nas vendas deu-se em cerca de 100 mil exemplares, 5,5% relativamente a 2003. Os principais grupos, Impresa, Impala, Global Notícias e Cofina, todos eles registaram uma queda no número de vendas, a Impresa mantém-se tal como no ano passado como líder de vendas. Este grupo detido por Pinto Balsemão conta com o maior número de jornais e revistas, um total de vinte publicações, este ano inclusive lançou mais duas, "Boa Mesa" e "Witch", no entanto não conseguiu impedir o decréscimo no número de vendas.

Nos restantes lugares, no que se refere ao número de vendas estão a Impala, detentor das mediáticas revistas "Maria", "Focus" ou "TV 7 Dias" e a Global Notícias, que juntamente com a Lusomundo Media possuem os periódicos "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias" entre outros. Todos eles sofreram uma quebra nas vendas.

A ascensão do jornalismo on-line, bem como a crescente adesão dos cada vez mais utilizadores estarão na origem desta descida de vendas na Imprensa.

Fonte:Lusa