terça-feira, janeiro 25, 2005

Guterres no CCB apela à maioria absoluta

António Guterres apareceu, ontem, pela primeira vez na pré-campanha socialista, tendo como pano de fundo o desenvolvimento tecnológico, o ex-primeiro - ministro compareceu na conferência realizada no Centro Cultural de Belém, não perdendo a oportunidade para apelar à maioria absoluta no sufrágio que se avizinha.

Numa conferência em que se discutiu o futuro tecnológico e a estratégia de Lisboa, Guterres apresentado por José Sócrates como o mentor da Estratégia na capital, insistiu no quão importante é a aposta no conhecimento e na inovação, de forma a combater a carência de formação e especialização que se vive no nosso país. A recuperação da economia e a estabilização das finanças públicas dependem da "inovação, qualificação e desempenho tecnológico", defende o Presidente da Internacional Socialista.
Perante os problemas actuais do país e que segundo Guterres são bem maiores do que na sua "era", uma maioria absoluta é estritamente necessária, no sentido de implementação de novas políticas, com um forte cunho tecnológico, o tal "choque tecnológico" que Sócrates tem vindo a defender.
A estratégia levada a cabo no período guterrista de tornar a Europa mais competitiva tendo como base o conhecimento e a inovação, interrompida pelo governo da maioria PSD/CDS PP, terá de ser relançada no entender de Guterres.
Entretanto, José Sócrates referiu que o plano tecnológico proposto "não terá de ser aplicado pelo Estado, mas por todos, famílias e empresas".
Na conferência realizada no CCB, entre cerca de quatro centenas de assistentes, marcaram também presença alguns notáveis do PS, são os casos de Ferro Rodrigues ou António Vitorino.
Sócrates, o "delfim guterrista" consegue assim o apoio da sua referência política na preparação do combate eleitoral, falta saber se o candidato a primeiro-ministro consegurá trazer para a campanha o "afastado Guterres", coisa que Ferro Rodrigues apenas conseguiu por uma ocasião, aquando da sua campanha.
Fonte: Público