sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Artur Monteiro: O homem e o profissional

Queria pilotar aviões, mas é o mundo do desporto que o vê voar. Oriundo de uma família humilde, Artur Monteiro, o actual Director Executivo da Sociedade Anónima Desportiva do S.C. Braga, nasce no centro desta cidade minhota, na freguesia de S. Lázaro, em 1952.

Passa uma infância alegre, em S. João do Souto, sempre afeiçoado à sua cidade natal. É nela que ainda reside, na freguesia de S. Vicente.
Desde cedo se apercebe da sua vocação para o andebol, o que o leva, aos 12 anos, a trocar o sonho de criança pelo ingresso na equipa de andebol do S.C. Braga. “A vida modificou o meu sonho”, sublinha. Dedica-se a essa modalidade até aos 30 anos, interrompendo-a para fazer rádio, pelo período de um ano. Regressa ao clube, desta vez para ocupar a função de director de departamento do ABC.

O percurso do ABC, durante os catorze anos em que Artur Monteiro exerce actividade, é absolutamente notável. Logo no primeiro ano, a equipa conquista o titulo de campeã nacional, ao qual se acrescentarão mais nove títulos, oito Supertaças e nove taças de Portugal. A sua passagem pelo andebol é enriquecida com os quatro anos como coordenador na Federação Portuguesa de Andebol. “É boa pessoa, simpático e comunicativo. É alguém com muito talento”, afirma Alexandre Guerreiro, o operador de câmara do S.C. Braga.
As suas aspirações profissionais não passam, no entanto, exclusivamente pelo universo desportivo. Ainda jovem, tira o curso de Mecanotécnia e o curso superior de Orientação Educativa, na Universidade Católica.

Considera-se uma pessoa alegre, com um sentido de ironia apurado e tem uma tertúlia de amigos com quem gosta de partilhar bons momentos. É docente de Educação Visual na Escola EB23 de Guimarães, há 20 anos, onde exerce a actividade de director de turma. Já exerceu um lugar de gestão no Conselho Executivo. Confessa a sua afeição ao ensino.

Durante os anos em que está ligado ao andebol, é-lhe particularmente difícil passar o tempo desejado com a família. Pai de dois filhos - Artur e João - diz ser agora uma figura muito mais presente nas suas vidas. No que concerne ao seu relacionamento com a equipa do S.C. Braga, Artur Monteiro revela adoptar uma postura de interacção constante e atenta, com sensibilidade e pedagogia, assente num comportamento alegre e responsável.
Por: Leandra Vieira e Stéphane Pires