quinta-feira, janeiro 27, 2005

Denúncia contra a SIC e a TVI

A Associação de Defesa dos Consumidores (DECO) denunciou as estações privadas (SIC e TVI) de abusarem do tempo máximo de publicidade por hora durante a programação infantil, para além de concluir que a maioria dos anúncios publicita produtos prejudiciais para a saúde das crianças.

Estas foram as conclusões a que a DECO chegou, e que são agora publicadas na edição de fevereiro da revista “Proteste”, após análise da publicidade das 3 estações televisivas nacionais (RTP1, SIC e TVI) entre os dias 20 a 26 de setembro do passado ano.

O estudo feito e agora divulgado, revela que na maioria dos anúncios é publicitada comida pouco saudável para as crianças como bolos, bolachas, cereais açucarados e aperitivos salgados.

Segundo a DECO, “num terço dos anúncios a mensagem pode ser mal interpretada e levar a comportamentos errados”, referindo ainda que as figuras da mãe, família ou escola aparecem nestas publicidades como que a dar aprovação e consentimento para o consumo destes produtos pelas crianças.

Relativamente ao tempo de publicidade nos 3 canais, a DECO refere que as estações independentes (SIC e TVI) abusaram “em alguns dias” do tempo máximo por hora de emissão, tendo a SIC violado a lei 39 vezes contra as 34 vezes da TVI. Já a RTP foi o canal que emitiu menos publicidade não violando portanto a lei do tempo máximo de publicidade por hora.


Fonte: Público