segunda-feira, maio 23, 2005

BRG2005 - festival de música electrónica em Braga



Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Maio irá decorrer, no Estádio Municipal de Braga, a terceira edição do Festival de Electrónica & Arte Multimédia – BRG 2005. Este evento resulta de uma colaboração de esforços entre o Departamento de Informática da Universidade do Minho e a Fundação Bracara Augusta, assim como da Câmara Municipal de Braga.

O Festival é um evento dedicado à divulgação de novos processos de criação musical e artística, com especial atenção aos novos campos da criação com recurso à tecnologia digital e pretende fomentar a formação e sensibilização de novos públicos, assim como potenciar novas práticas interventivas, de forma a produzir maiores fluxos criativos e sociais.

De uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, didáctica, BRG 2005 convida a auditório a partilhar novas experiências, como a descoberta de outras sonoridades e de novas animações visuais fruto da tecnologia que usam. A programação deste festival contempla concertos, sessões de deejaying e intervenções visuais de criadores nacionais e estrangeiros, podemos ainda, assistir a exposições e intervenções multimédia e conferências sobre as novas tecnologias. Durante os dias do festival decorrerão workshops de criação multimédia, administrados pelo Departamento de Informática da UM.

No que respeita aos concertos, este ano, o festival, é mais ambicioso e internacional, assim esperam-se em Braga, Pierre Bastien, oriundo de Paris, que em 1977 começou a desenvolver os seus primeiros maquinismos de produção e composição musical que, em 1987, inicia a sua carreira a solo, apostando na elaboração de instalações sonoras, gravações e colaborações com outros artistas.

Da Alemanha vem Monolake A.K.A. Robert Henke, espera-se um concerto firme na música electrónica e na tecnologia, a sua arma é o sintetizador e com ela faz a criação sonoplasta das suas músicas. Robert Henke já participou em bandas sonoras e instalações. Para além da produção musical encontra-se envolvido na criação de software musical, é um dos pais do programa Ableton – Live, e fundador da editora Imbalance Computer Music.

Do México espera-se Silvério, técnico inovador, capaz de nos fazer pensar a ideia de música, anunciado pela organização como algo nunca visto no mundo da música, um verdadeiro festim. A sua primeira produção é de 2001 e as suas performances são uma lufada de ar fresco no âmbito da electrónica. Silvério define-se como um dandy, um mulherengo e considera-se o único fenómeno da indústria do entretenimento digno de interesse desde do aparecimento do Homem Elefante.

Cute Groundhog & Atm Cougar vêm França e são os TEAMTENDO,estes utilizam os pequenos Game Boy e as mais diversas máquinas como meios difusores de arte electrónica. Os brinquedos reciclam-se e explodem em ritmos dançantes. A acompanhar o som, podemos adivinhar projecção multimédia que nos transportam para o mundo virtual dos videojogos.

BRG2005 fará o reencontro dos Mecanosphere com a cidade de Braga, a banda luso-francesa formada por Adolfo Luxúria Canibal, também vocalista dos Mão Morta, e Benjamin Brejon. Os Mecanosphere contam com a participação de outros tantos músicos, artistas e colaboradores, que aceitam colaborar com a banda e colocar a sua liberdade de execução e sabedoria técnica num quadro artístico onde não existe uma fórmula predefinida. Podemos acreditar que este concerto dará um ambiente mecânico e pós-industrial ao festival.

A anteceder o concerto de Mecanosphere, Tatsumaki + Edgar Pêra apresentam “Stadium” (em cineconcerto), um filme sobre a arquitectura do Estádio Municipal de Braga, realizado por Edgar Pêra e musicado ao vivo pelo bracarense Tatsumaki, que é o projecto a solo de Marco Pereira, em formato “One Man Show”. É música feita a partir de Vocoder, sintetizadores, caixas de ritmos e guitarra. Marco Pereira tem vindo desde meados dos anos 80 a participar em diversas actividades dentro da área da electrónica e alternativa.

Como é um festival dedicado às artes electrónicas, todas as noites serão animadas por dj’s. O BRG2005 é um festival com inovador e transdisciplinar que agradará a espectadores menos habituados às lides electrónicas.


Fonte:
BRG2005