segunda-feira, março 14, 2005

AGRO 2005 com recorde de expositores e visitantes

Encerrou ontem a 38ª edição da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação no Parque de Exposições de Braga. A feira decorreu de 9 a 13 de Março e contou com cerca de quatro centenas de expositores.
A AGRO obteve este ano o maior número de visitantes desde a sua primeira edição, em especial no dia de ontem, último dia da exposição. Vários foram os agricultores, produtores de gado, retalhistas do sector, bem como outros que rumaram ao certame.
A maquinaria, pecuária, indústria e redes alimentares estiveram em plano de destaque.
A principal novidade da exposição foi a presença de produtores de agricultura biológica, que pouco a pouco tem vindo a emergir no nosso país. Realce também para a presença de novas espécies e raças de animais.
Em paralelo com a exposição decorreram palestras para agricultores e produtores de gado. A AGRO pretendeu adicionar ao carácter expositivo, o pedagógico e elucidativo. As acções de formação pretenderam transmitir aos presentes conhecimentos mais difíceis de obter, e virados para uma agricultura e pecuária mais inovadoras e mais rentáveis.
Não faltaram também os típicos concursos pecuários, que contribuem para a divulgação das raças autóctones, expostas na feira.
Para além das máquinas e dos animais, no pavilhão, inúmeros expositores marcaram presença com vinho, fumeiros, azeite, ou pastéis, das mais diversas regiões do país.
A Feira AGRO, que surgiu em 1968, entrou para a União de Feiras Internacionais (UFI), em 1981, adquirindo o estatuto de feira internacional com a designação de AGRO.