sexta-feira, março 11, 2005

António Vitorino não é candidato a Belém

António Vitorino negou hoje a hipótese de ser candidato às presidenciais. Em entrevista à Antena 1, o ex comissário europeu afirmou que o seu objectivo era ter chegado a presidente da Comissão Europeia, rejeitando ser o candidato do PS para a presidencia da república.
Vitorino veio hoje acabar com a onda de hipóteses e especulações "não sou candidato a candidato a candidato. digo isto três vezes", afirmou. Defendendo que o candidato ideal pela esquerda é António Guterres, realçando o seu prestígio interno e externo.
O futuro de António Vitorino passará no entanto pelo parlamento, como deputado, lugar o qual é visto como de menor relevância, erradamente, considera o deputado socilaista. O regresso à advocacia e ao ensino universitário, como docente estão também no seu horizonte.
A não inclusão de Vitorino no governo de Sócrates levantou muita especulação acerca do futuro do dirigente socilaista. O "D. Sebastião" da política nacional, aqueles que muitos queriam ver no governo, liderando as finanças ou a diplomacia ou até mesmo como primeiro-ministro, acabou por não entrar no novo executivo, nem mesmo após o aviso do histórico Mário Soares, aquando da campanha "ninguém pode dizer não, neste momento".
António Vitorino passou então a ser visto como uma segunda hipótese para as presidenciais, caso Guterres rejeitasse a candidatura. As dúvidas terão sido hoje dissipadas.
Fonte: Lusa