quarta-feira, março 16, 2005

Blasted Mechanism lançam novo trabalho

Avarata”, assim se intitula o terceiro disco dos Blasted Mechanism que chega ao mercado já no dia 21 de Março.

Neste ano em que os Blasted Mechanism celebram uma década de existência, este disco já é considerado o trabalho que veio para elevar definitivamente uma das mais carismáticas e inovadoras bandas do actual panorama da música nacional. “Avarata” traz-nos “imagens do mundo, das gentes, das cores e dos odores, para além daquilo que aproxima os Blasted Mechanism de todos os povos do mundo, ou seja, a espiritualidade”.

A história da banda começou em 1994, quando se apresentaram ao público pela primeira vez, deixando atrás de si um misto de estupefacção e admiração pela sua música alternativa. Mais do que um projecto artístico e musical, Blasted Mechanism é um estado de espírito.
A banda lisboeta é liderada por Valdjiu na guitarra, gittler e bambuleco (obra-prima criada por si que mistura a guitarra e o baixo), Karkov que dá a voz utilizando o inglês e por vezes o karkoviano (um dialecto próprio criado por si) e Ary o baixista supersónico. Actualmente são acompanhados por Fred Stone-baterista- e Luís Simões-o multi-instrumentalista e criador dos Saturnia, que toca guitarra, cítara, teclas e percussões.
Poderosos riffs de guitarra e percussões tribais, bases rítmicas fortes carregadas de groove dançavél, suportes electrónicos que nos fazem viajar pelo futuro são algumas das marcas da música da banda. Os concertos são marcados pelos fatos elaborados e extravagantes e pela atitude cénica e teatral.
Desde 1996 actuam nos maiores festivais portugueses, sendo sua presença obrigatória nas Queimas das Fitas e Semanas Académicas.
Em 2002 chega a tão esperada internacionalização para a banda que queria “ultrapassar as fronteiras”. Blasted Mechanism deixou de ser somente o nome de uma banda, passando a ser sinónimo de um modo de vida.

“Avarata” chega agora em 2005, e é “uma descoberta de novos caminhos da música popular, marcada pela visão peculiar dos Blasted Mechanism, bem como por ritmos frenéticos, linhas de baixo espessas, bambulecos, didjiridoos, acoustic sitar e percussão quase brusca, voz ritmada e impetuosa escorada em palavra ágeis”.
O disco conta com as participações de DJ Nel Assassin, Maria João e dos Dealema. A Antena 3 tem divulgado o single de estreia “Blasted Empire”.
Até chegar às lojas, as novas músicas e o novo visual da banda podem ser apreciados ao vivo.

Digressão dos Blasted Mechanism:
16 de Março no Rossio de São Brás (Évora)
17 de Março no Pavilhão OAF (Coimbra)
18 de Março no Pavilhão Rosa Mota (Porto)
19 de Março na Discoteca Day After (Viseu)
21 de Março na Aula Magna (Lisboa)

http://www.blastedmechanism.clix.pt

http://www.rtp.pt