quarta-feira, abril 20, 2005

A vida de João Paulo II num telefilme de duas partes

Estreou na passada segunda-feira na televisão italiana a primeira parte de um telefilme sobre a vida de João Paulo II. As filmagens para a segunda parte começarão dentro de alguns meses em Roma, o actor irlandês Liam Neeson é apontado como provável intérprete do Papa.
O filme vinha sendo pensado e preparado desde 2002, mas os produtores decidiram começar a exibi-lo apenas depois da morte de João Paulo II .
A primeira parte do telefilme, denominada "Karol, O Homem que Se Tornou Papa" foi exibida recentemente em Itália. Descreve o percurso de Karol Wojtyla, interpretado pelo actor polaco Piotr Adamczyk, desde os primeiros anos de vida até se tornar Sumo Pontífice, em 1978. O director do filme Giacomo Battiato, diz não se tratar de um documentário, apesar de se recorrer a palavras e frases usadas pelo Papa.
A outra parte do telefilme está em preparação, e descreverá a vida de Karol enquanto chefe da Igreja Católica. Estará bem presente a constante luta do Papa pelos valores humanos, pela paz, a sua proximidade com a juventude e a oposição à guerra, à opressão; à vassalagem. A estreia desta segunda parte do telefilme está prevista para o próximo mês de Setembro.
A cadeia italiana RAI e a produtora Lux Vide estão a produzir o telefilme contando com a cooperação de empresas televisivas de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Polónia.

Fontes: Folha Online Ilustrada; Lusa